| hmin
O chefe do Observatório Internacional do Terrorismo, Roland Jacquard, na França, advertiu nesta quinta, dia 11, que as imagens de Osama bin Laden divulgadas nesta semana não deveriam ser supervalorizadas.
Análise da CIA sobre partes da fita de áudio com a suposta voz de bin Laden foi "inconclusiva" sobre se a gravação era mesmo do líder da Al-Qaeda. A análise apontou, contudo, "alto grau de confiança" de que o material continha a voz do principal vice do líder, Ayman al-Zawahri.
A fita divulgada pela rede de TV Al Jazeera na quarta, dia 10, exortava seguidores a enterraram norte-americanos "no cemitério do Iraque".
Segundo Jacquard, as fitas eram uma coleção de imagens antigas e de gravações de voz divulgadas anteriormente. Nas imagens, bin Laden e Ayman Al Zawahri aparecem caminhando por uma montanha. Na fita de áudio, Zawahri promete novos ataques contra os EUA.
Para o especialista, as mensagens eram antes de tudo uma provocação feita na véspera dos ataques de 11 de setembro de 2001 completarem dois anos.
– Temos de ser muito prudentes a respeito dessa mensagem. Dado que bin Laden não aparecia em imagens de vídeo havia meses, é incompreensível que, no único trecho em que aparece ao lado de Zawahri, não fale nada – disse o especialista à rádio Europe 1. – A voz de bin Laden que ouvimos ao fundo, felicitando os responsáveis pelos ataques de 11 de setembro, é exatamente a mesma mensagem contida em um vídeo levado ao ar pela Al Jazeera em 26 de dezembro de 2001.
A mensagem de Zawahri também era antiga e já havia sido divulgada pela rede Al Arabiya no dia 3 de agosto, segundo Jacquard. Para o especialista francês, as imagens de bin Laden podem ter sido gravadas antes da ofensiva de dezembro de 2001 contra as montanhas Tora Bora (Afeganistão), onde o líder da Al-Qaeda estaria então escondido.
Outros analistas disseram que o filme parece ter sido feito em abril ou maio passados.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.